Palavra da

VIDA

"... e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida"

1 JOÃO 1:1
INÍCIO

SETEMBRO

DIA 23 - Cantares 1-3; Gálatas 2
DIA 24 - ​​Cantares 4-5; Gálatas 3
DIA 25 - ​​Cantares 6-8; Gálatas 4
DIA 26 - ​Isaías 1-2; Gálatas 5
DIA 27 - ​​Isaías 3-4; Gálatas 6
DIA 28 - ​​Isaías 5-6; Efésios 1
DIA 29 - ​Isaías 7-8; Efésios 2
DIA 30 - Isaías 9-10; Efésios 3

Nesta última semana de setembro (já cada vez mais próximos do final do ano), convidamo-lo a meditar nestes capítulos da Bíblia e, também, a estudar atentamente o texto que lhe deixamos. São tantas as estratégias que o inimigo usa para distrair-nos do que é o plano de Deus para a nossa vida! Poderá não usar sempre as mesmas, mas usará com certeza muitas delas, que nos deixam sem forças, sem visão, sem foco, a acreditar que não há mais solução para nós, ou a fazer-nos questionar do que estamos, afinal, a fazer aqui nesta terra. Quantos de nós, por tantas e tantas vezes, caímos naqueles pensamentos sobre o que será o nosso futuro, por que terá sido assim o nosso passado? Questionamos as decisões que outrora tomámos e pensamos que todo o nosso futuro ficará condicionado por elas. Às vezes, estamos a caminhar bem, mas algo nos distrai, perturba-nos e faz-nos duvidar do resto da caminhada.

O conselho para esta semana é: Não se distraia! Foque-se! Proponha-se a ter uma nova mentalidade, de vitória, de sucesso, que o levarão a alcançar o futuro promissor de Deus para si!  

DEVOCIONAL DA SEMANA: "NÃO SE DISTRAIA! FOQUE-SE!"

O inimigo sempre está a trazer estratégias para desgastar o povo de Deus. Uma das armas mais usadas por satanás é o desgaste, tanto espiritual como emocional e mental. Consiste em pôr um obstáculo atrás do outro, no caminho dos filhos de Deus, até cansá-los. Para isso, usa pessoas, cria conflitos e uma infinidade de problemas quotidianos, com o fim de minar a sua resistência e debilitar a sua fé.

Se não temos cuidado, pensamos que são as pessoas que pretendem travar o seu avanço; mas na verdade é o próprio diabo que está a fazê-lo tropeçar para desgastá-lo. Satanás sabe que o seu plano muitas vezes funciona, sobretudo com pessoas imaturas e que não conseguem discernir os seus ataques. Mas hoje queremos desmascarar esses ataques e aprendermos a viver em vitória!

Sete estratégias para desgastar-nos

O inimigo sabe que não nos vamos render, a menos que as nossas forças estejam esgotadas. Por isso sempre repete estas sete estratégias para nos fazer desistir:

  • Distração
  • Desilusão
  • Crítica
  • Traição
  • Tentação
  • Perseguição
  • Acusação

Usa-as uma e outra vez, em ciclos contínuos.

  1. Distrações

    As distrações atraem a nossa atenção e afastam-nos das coisas de Deus. Vêm para desgastar-nos, desfocar-nos e travar o avanço rumo ao nosso destino, chamada e propósito. O inimigo pode usar uma pessoa, mas também usa coisas ou lugares. Para nos voltarmos a focar necessitamos saber quem somos em Deus e fixar a nossa mente nas coisas celestiais.
    A nossa mentalidade determina o nosso propósito.
    Onde a nossa mente esteja fixa e estabelecida, esse será o lugar onde está o nosso foco. Necessitamos focar-nos outra vez no propósito original de Deus para cada um.

  2. Desilusões

    Desilusão é o engano, deceção ou impressão que se experimenta quando alguma coisa não responde às expetativas que tínhamos criado. Estar desiludido pode enfermar mental, espiritual e emocionalmente. O inimigo aproveita o momento em que você é mais vulnerável, e lança dardos de fogo em forma de pensamentos que o envenenam. A desilusão leva-o à depressão, debilita a sua fé e abre portas à angústia e ao luto.

    O que fazer quando está desiludido?
    Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno…” – Efésios 6:16. Ainda que algumas pessoas, coisas ou lugares o tenham desiludido, Deus está consigo! Tem que levantar outra vez o seu escudo da fé. Não se distraia, não se desiluda, porque o que Deus prometeu – esse sonho, visão ou promessa – virão!

    Declare comigo: “Hoje expulso todo o espírito de distração e desilusão! No nome de Jesus, levanto o escudo da fé e apago todos os dardos de fogo do inimigo; porque sei que Deus é bom!” 

  3. Críticas

    A crítica é o juízo sobre uma situação, uma pessoa, um trabalho ou um serviço, que se faz sabendo ou sem saber o que se está a criticar, nem as circunstâncias que o produziram. Se queremos alcançar algo grande em Deus, temos que estar preparados para receber críticas por fazer ou por deixar de fazer algo.

  4. Traições

    Toda a traição tem uma intenção do inferno, e o propósito é travar o seu propósito. As traições são muito dolorosas, porque você entrega a sua vida, o seu amor e o seu tempo por alguém, porque crê nele ou nela, mas essa pessoa conspira contra si e o trai.

    Jesus creu em Judas. O traidor esteve exposto a todo o poder e à presença de Jesus, foi testemunho em primeira mão de cada milagre, mas nunca mudou. A traição pode fazer com que você sinta culpa e se pergunte “o que fiz eu de mal?” Não chore pelos Judas, porque Deus sempre terá um Timóteo fiel para si!

  5. Tentações

    A tentação é um impulso repentino que o induz a fazer o mal e a desobedecer a Deus. Satanás não o conhece a si, e também não pode ler a sua mente; mas estuda cada um dos seus movimentos e reações; e tenta-o ao menor descuido, no momento em que você está mais débil. Para vencer as tentações deve render a Jesus todo o desejo corrupto.

    Tiago 4:7 – “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

    Um sinal de que uma pessoa foi liberta, é que já não é tentada pelas coisas que antes desejava.

  6. Perseguição

    A perseguição tenta atemorizá-lo para deter o seu progresso e expansão. Quando você deixa de fazer algo porque está a ser perseguido, isso traz consequências. Deus remove a Sua influência e unção. Assim que não permita que a perseguição detenha o seu avanço.

  7. Acusações

    Acusar é atribuir a alguém um delito, uma culpa ou uma falta. As acusações vêm para destruir a reputação e o testemunho de uma pessoa. A solução é ir a Deus. Jesus foi acusado, mas nada o deteve, porque Ele sempre se manteve conectado com o Pai. Se você quer caminhar nas bênçãos visíveis de Deus, deve estar preparado para ser perseguido e acusado.

    Não permita que as estratégias do inimigo o detenham. Entregue a Deus os seus problemas. Você está chamado a ir por cima e mais além de qualquer falsa acusação. Tome a palavra de Deus, declare-a, arrebate a sua liberdade e expanda-se pela força!

    Para vencermos as acusações, as perseguições, as críticas, como Jesus venceu precisamos também de ser como Ele!

    Ele foi perseguido, criticado, acusado, mas sempre injustamente! Muitas pessoas fazem e dizem coisas erradas, e depois justificam os seus erros com base em que ninguém os entende e que estão a ser perseguidos. Mas o que distinguia Jesus é que nada do que O acusavam, nada do que O criticavam era verdade!

    A bíblia diz em 1 João 3:15:
    Qualquer que aborrece o seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanecente nele a vida eterna.

    Aquele que aborrece o seu irmão, acaba por matá-lo, não fisicamente, mas mata a sua influência, o seu bom nome, a sua reputação e o seu testemunho. Para mantermos o foco em Deus, precisamos de nos arrepender dessas iniquidades e sermos como Jesus!

    Declare a palavra de Deus sobre a sua vida e expanda-se pela fé!
            

Como focar-se outra vez?

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.” – Colossenses 3:1-2.

Centre toda a sua atenção em Deus e nas Suas promessas. Muitos arrastam consigo padrões errados, baseados nas mentiras de satanás. Agora que estamos em Deus, temos que mudar essa mentalidade. Devemos fixar a nossa mente numa meta, focar-nos no propósito e na chamada de Deus, e cumprir aquilo a que nos propomos.

Precisamos de fixar a nossa mente em Deus e na Sua Palavra, e não permitir que algo nos distraia!

O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” – Tiago 1:8.

Quando não fixamos a nossa mente numa meta ou num propósito, ficamos desfocados. Por exemplo, às vezes durante uma reunião na Igreja, enquanto todos louvam a Deus, muitas pessoas estão distraídas, pensando nos seus afazeres domésticos, nas contas por pagar, em diversões, em pessoas e muitas outras coisas. Isso acontece porque as pessoas sem convicção facilmente se distraem. Mas pelo contrário, quando alguém conhece a sua identidade de filho de Deus, ainda que o inimigo queira distraí-lo, responde com segurança: “Sou um homem (ou mulher) de Deus, e não me posso distrair!”.

Seja fiel ao seu foco e não se deixe desgastar. Nada na vida muda até que a sua mente esteja fixa! Peleje contra as distrações. Deus trouxe-o até aqui para progredir, espiritual, emocional, financeiramente. Mas deve manter-se focado em Deus; tudo o resto lhe será acrescentado!

O foco é como um íman

O foco atrai três coisas:  

  • Pessoas
  • Destino
  • Oportunidades

Uma pessoa focada vai atrair pessoas que pensam da mesma maneira; que conhecem o seu destino e que podem ver as oportunidades quando aparecem. Pelo contrário, quando está distraído, as oportunidades afastam-se.

Foque-se!

Precisa de mudar a sua mentalidade para crer no sobrenatural, no poder de Deus e que o Espírito Santo está connosco. Diz a Bíblia que o povo de Israel limitou Deus e pecou contra Ele, porque o nosso Deus não é pequeno. O nosso Deus é grande, o Todo-Poderoso, o El-Shaddai (que significa mais que suficiente). Ele abre portas que ninguém pode fechar, é quem nos enche de favor e graça, levanta o pobre e fá-lo prosperar!

Uma nova mentalidade é a solução

Ter uma mentalidade nova não é uma opção. É a solução para não sermos desgastados pelo inimigo; e para não nos desfocarmos da chamada e do propósito de Deus. Ele quer que mude a sua mentalidade; quer dar-lhe uma mentalidade de Reino; deseja que seja agente de mudança para outros. Todos necessitamos do favor de Deus, e esta é a temporada onde Deus acrescentará maior favor à sua vida.

Não se distraia! Foque-se no propósito de Deus!