Palavra da

VIDA

"... e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida"

1 JOÃO 1:1
INÍCIO

MAIO

DIA 20 - 1 Crónicas 10-12; João 6:45-71
DIA 21 - 1 Crónicas 13-15; João 7:1-27
DIA 22 - 1 Crónicas 16-18; João 7:28-53
DIA 23 - 1 Crónicas 19-21; João 8:1-27
DIA 24 - 1 Crónicas 22-24; João 8:28-59
DIA 25 - 1 Crónicas 25-27; João 9:1-23
DIA 26 - 1 Crónicas 28-29; João 9:24-41

Ler a Bíblia diariamente requer de nós compromisso, resiliência e disciplina. Como tudo na vida, aliás. A cada dia necessitamos compreender que precisamos de nos entregar se queremos alcançar resultados.

A Bíblia fala-nos que há tempo para tudo debaixo do sol (Eclesiastes 3). Há um tempo e um modo para que as coisas sucedam. Isso faz-nos ver que não só o tempo é necessário como também o que fazemos com ele. Muitas pessoas dizem “o tempo cura”. A questão não é que o tempo cure, mas sim o que fazemos com ele. Se estamos feridos e o tempo passa e não perdoamos, o tempo simplesmente passou, mas o nosso coração ficou igual. Há tempo e modo. As coisas acontecem num determinado tempo, mas também de uma determinada forma. E a verdade é que as mesmas sucedem quando nós tomamos responsabilidade, agimos e “fazemos acontecer”.

Ler a Bíblia leva-nos a conhecer os planos e projetos Daquele que criou todas as coisas. Como podemos nós “construir” sem o Arquiteto? Quando aproveitamos o tempo para pôr em prática as diretrizes Dele, aí sim, podemos dizer que o “tempo” faz a diferença: sobretudo porque fazemos algo acontecer enquanto o tempo passa.

Que nesta semana, possamos olhar para o tempo como uma “moeda valiosa”: o que fazemos com ele, o que investimos enquanto ele passa, fará toda a diferença não só no amanhã mas também no hoje. Boa semana!

DEVOCIONAL DA SEMANA: "SEM UM CORAÇÃO ABERTO NÃO HÁ UMA VERDADEIRA RELAÇÃO"

Todas as relações partem de um coração aberto, seja com Deus ou com as pessoas. Quando o coração não está envolvido, existe algo mecânico que bloqueia a maneira correta de fazer as coisas. Se desejamos ter uma relação próxima com Deus e com as pessoas ao nosso redor, devemos abrir o nosso coração. Por isso, devemos investir em melhorar as nossas relações, com uma motivação pura do coração. Deus deu-nos as emoções e os sentimentos para que possamos conectar-nos com as pessoas e possamos expressar-nos. Por isso, as emoções são reais e necessárias.

Como está o seu coração? Aberto ou fechado? Sente-se cómodo em abrir o seu coração ao seu conjugue, ou sente temor de fazê-lo por alguma ferida do passado? Se você bloqueou o seu coração por causa de um problema antigo, incentivo-o a expressar-se. Abra hoje o seu coração diante de Deus e comece a desenvolver relações fortes com as pessoas que o rodeiam.

Retirado de “Encuentros Diarios con Dios”, de Guillermo Maldonado